Com oito semanas de gravidez, exame consegue identificar sexo do bebê

Com oito semanas de gravidez, exame consegue identificar sexo do bebê

Cuiabá, MT 07/12/2017 – Conhecido como sexagem fetal, o procedimento garante 99% de acerto no diagnóstico

A curiosidade em saber o sexo do bebê é a primeira expectativa a se instalar quando um casal descobre que está grávido. Com ela, vêm os planos para o quarto, a compra do enxoval, o significado do futuro nome, além de todos os detalhes que completam o sonho dos pais na chegada de uma nova vida. Agora, é possível ter essa evidência, com uma taxa de 99% de acerto a partir da oitava semana de gestação por meio do exame de sexagem fetal.

Anteriormente, somente a ultrassonografia possibilitava essa determinação, mas para obter um diagnóstico com precisão, é necessário que a mãe esteja com 16 semanas de gravidez. Porém, no dia de realização do procedimento, os pais ainda correm o risco de o bebê não estar em uma posição que ofereça ao médico uma imagem adequada do órgão sexual do feto.

Segundo o Dr. Jurandir Passos, ginecologista que compõe o corpo clínico do Laboratório Cedic Cedilab, diferentemente do ultrassom, que é um exame feito por imagem e consegue indicar apenas uma sugestão de sexo, a sexagem fetal analisa o DNA do neném com base no sangue colhido da mãe. “Durante a gravidez, o DNA do feto é transferido para o sangue da mãe pela placenta. Investigamos a amostra de 20ml de sangue da gestante para verificar a presença de cromossomos Y, específicos do gênero masculino, já que o feminino só tem X”, explica.

O especialista esclarece que, quando não há o cromossomo Y no sangue materno, entende-se que o bebê será do sexo feminino. Quando o contrário ocorre, o resultado é dado como sexo masculino. “A sexagem fetal não é considerada invasiva e pode ser feita por todas as gestantes. Para a realização, não precisa de jejum ou preparação anterior ao exame e o diagnóstico leva, em média, uma semana para ser entregue à paciente”, acrescenta Passos.

O Laboratório Cedic Cedilab disponibiliza o exame de sexagem fetal. Para informações sobre unidades e serviços, entrar em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.

Sobre o Cedic Cedilab
O Cedic Cedilab atua na área de medicina diagnóstica em Mato Grosso e tem como princípio a excelência no atendimento e máxima eficiência na realização de exames laboratoriais e de imagem. O Cedic Medicina Diagnóstica foi fundado em 1995 e o Cedilab Medicina Laboratorial, em 2000. A união das duas marcas tem o objetivo de oferecer as melhores soluções em exames laboratoriais e diagnóstico por imagem em um só local, garantindo conforto e conveniência ao cliente. São mais de três mil tipos de exames oferecidos em 6 unidades de atendimento em Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, o Cedilab possui o Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC); e a Proficiência em Ensaios Laboratoriais (PELM) há mais de 10 anos. O Cedic Cedilab investe constantemente em tecnologia e equipamentos de ponta e possui uma equipe médica composta por profissionais altamente capacitados. Para mais informações acesse o site www.cediccedilab.com.br ou entre em contato com o Atendimento ao Cliente no (65) 3319-3319.

Website: http://www.cediccedilab.com.br