11/12/2017 -Brasil

Com acordo, Aeroporto de Fortaleza poderá ter mais voos para os EUA

POR Redação

Foto: Arquivo/José Cruz/Agência Brasil

O Aeroporto de Fortaleza pode ganhar mais voos para os EUA e ter mais conexões domésticas com o país da América do Norte. Para isso ser oficializado, é necessária a aprovação do acordo Céus Abertos, celebrado pelas duas nações em 2011. O projeto aguarda votação em plenário da Câmara dos Deputados para que possa ser implantado pelo Governo Federal. Prevê o fim do limite de voos entre os dois países, que atualmente é de 301 frequências (trechos de ida e volta) semanais, incluindo todos os aeroportos nacionais que operam voos para os Estados Unidos.

O acordo já foi adotado em 120 países e pode gerar maior competição entre as companhias aéreas, aumento do número de voos, redução das tarifas, criação de empregos, crescimento do turismo e de toda a indústria relacionada à aviação. No Brasil, estudos da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), apontam que acordos internacionais como o de Céus Abertos podem aumentar a oferta de voos em 47% nas rotas internacionais de/para o Brasil e gerar 5,9 milhões a mais de passageiros.

Uma das companhias que defendem a aprovação do acordo é a Latam.

“Sem a ratificação formal do acordo, o Brasil se encontra em posição de desvantagem em relação a outros países sul-americanos que já têm instituída a política de Céus Abertos com os Estados Unidos, pois oferece menor número de viagens aos EUA”, disse a empresa, por meio de nota. A companhia também aponta que o Céus Abertos facilita o comércio e permitem atrair novas empresas e investimentos.

Fonte: O POVO